Formigas do Alto Tietê

Olá a todos!

É com grande satisfação que venho anunciar a publicação do livro “Formigas do Alto-Tietê“.

Trata-se do primeiro livro sobre a fauna de formigas de uma região brasileira, contendo ilustrações e informações relevantes sobre a identificação, história natural e ecologia de mais de 200 espécies de formigas! Ou seja, embora a região abordada seja a Bacia Hidrográfica do Alto-Tietê, uma das mais diversas da Mata Atlântica brasileira, o livro é de grande interesse para mirmecólogos de qualquer região por seu caráter abrangente e informações que dizem respeito a toda a família Formicidae.

O volume é enriquecido por capítulos esclarecedores, escritos por alguns dos maiores especialistas brasileiros, sobre morfologia, sistemática e aspectos ecológicos das formigas.

Orientadores: eis um excelente livro para os alunos que estão ingressando na Mirmecologia em seus laboratórios, pois apresenta, em uma linguagem acessível e completa, vários aspectos da importância ecológica e da classificação de formigas. Uma bela leitura inicial para estagiários, alunos de iniciação científica, pós-graduandos e fonte de consulta segura para todos nós.

A boa notícia se completa com a informação de que o livro é de aquisição gratuita na versão em PDF, tornando-o ainda mais acessível. Aos interessados em uma cópia impressa (que está linda, por sinal!) também é possível fazer o pedido através do link que deixo aqui.

Finalmente, parabéns ao grande esforço da Profª. Maria Santina Morini e da Silvia Suguituru na compilação dos dados que ao longo de muitos anos de dedicação e trabalho culminaram nesta obra. Uma honra poder ter trabalhado ao lado de vocês na preparação deste livro, assim como ao lado do meu amigo Rogério Silva. Parabéns também a todos os grandes nomes que contribuíram com capítulos e discussões.

Boa leitura a todos!

Via Rodrigo Feitosa no grupo Formigas do Brasil

11043248_628126407319082_8895030882204320417_n

Anúncios