Nota de Falecimento

É com grande pesar que nesta manhã gelada no Sul do Brasil informamos o falecimento da nossa querida Dra. Elena Diehl, após um mal súbito na noite de ontem em São Leopoldo, RS. A notícia é um golpe especialmente duro para Mirmecologia gaúcha, da qual Elena era a grande dama e representante, por conta do falecimento de seu filho, nosso amigo e grande mirmecólogo Eduardo Diehl-Fleig em 2016.

Formada em História Natural pela UNISINOS em 1970, Mestre e Doutora em Biologia Molecuar e Genética pela UFRGS, Elena deixou um vasto e importante legado científico em seus cerca de 40 anos de atuação. Grande especialista em biologia e diversidade de insetos sociais, Elena também foi a mentora de gerações de biólogas e biólogos, incluindo grandes nomes de nossa Mirmecologia como a Dra. Emília Zoppas de Albuquerque e o Dr. Fernando Augusto Schmidt.

A paixão pelas formigas e a dedicação científico-acadêmica, características marcantes da Elena, estão presentes nos ideais do Formigas do Brasil ao divulgar a Mirmecologia em todas as regiões do país e contribuir na formação de estudiosos da diversidade de formigas. Elena será lembrada como uma grande mulher do seu tempo e um referencial para as novas gerações de mirmecólogas e mirmecólogos.

Fica aqui registrada nossa admiração e carinho e por esta que foi uma das grandes mulheres de nossa Entomologia e os votos de força e resignação aos amigos e familiares. 

Formigas do Brasil

Por Rodrigo Feitosa no grupo do Formigas do Brasil no Facebook

Anúncios