O Projeto

logo_cor

FORMIGAS DO BRASIL: um projeto de ensino, pesquisa e divulgação em mirmecologia

O fato do Brasil ser a porção do planeta Terra que possui a maior diversidade de formigas tem historicamente despertado a atenção de mirmecólogos do mundo inteiro. Isso certamente contribui para o grande volume de publicações existentes a respeito dos diversos aspectos biológicos e ecológicos da mirmecofauna brasileira e para a formação de um dos maiores grupos de mirmecólogos do mundo (o XX Simpósio de Mirmecologia em 2011, por exemplo, contou com cerca de 500 participantes).

Embora, haja uma produção científica de progressiva qualidade a respeito da mirmecofauna brasileira, essa ainda é limitada frente à grandeza e diversidade dos biomas brasileiros. Entendemos que um amplo esforço de divulgação da Mirmecologia se torna vital para se alcançar um conhecimento mais acelerado e acurado a respeito da fauna e dos padrões de diversidade das formigas brasileiras.

Inspirados em iniciativas diversas de ensino, pesquisa, divulgação e discussão sobre Mirmecologia, em agosto de 2012 iniciamos o FORMIGAS DO BRASIL, um projeto visionário que tem como objetivo contribuir de forma efetiva na formação das novas gerações de mirmecólogos interessados nas diversas áreas de conhecimento nas quais se pode utilizar as formigas brasileiras como modelo de estudo. Assim, o projeto foi formulado considerando três linhas elementares de ação, (i) ensino, (ii) pesquisa e (iii) divulgação, que visam a formação e o envolvimento do maior número possível de mirmecólogos.

(i) Ensino: Nesta linha, criamos o “Curso Formigas do Brasil” que fornece uma introdução à Mirmecologia, no qual os estudantes terão a oportunidade de desenvolver o seu conhecimento sobre a biologia e ecologia de formigas, assim como aprimorar suas habilidades de coleta, processamento e identificação da fauna de formigas encontrada nos biomas brasileiros. Até 2014 teremos anualmente uma edição do curso e posteriormente, as edições serão bianuais. Cada edição será realizada em um dos biomas brasileiros. Quando todos os biomas brasileiros tiverem recebido uma edição do curso, será iniciada sua fase “internacional”, na qual as edições do curso serão oferecidas também para mirmecólogos estrangeiros que tenham interesse no estudo de formigas brasileiras.

(ii) Pesquisa: Produção de artigos científicos a respeito da diversidade de formigas brasileiras. Estamos elaborando paralelamente uma revisão sobre a fauna de formigas brasileiras e uma meta-análise sobre os padrões de diversidade da mesma. Além disso, queremos aproveitar cada edição do curso para a realização de coletas com desenho amostral padronizado que fomentarão a criação de bancos de dados comparáveis e o desenvolvimento de pesquisas sobre a mirmecofauna do Brasil.

(iii) Divulgação: Desenvolvimento de meios de divulgação da mirmecofauna e produção mirmecológica brasileira. Uma dessas iniciativas é o presente site, que além de tornar públicas as informações a respeito do nosso projeto e das instruções para cada edição do curso, também visa ser um espaço de informação e conexão para os mirmecólogos interessados nas formigas do Brasil. Além disso, pretendemos viabilizar os dados sobre o material acumulado ao longo das edições do curso e das atividades de pesquisa em um livro que ofereça aos mirmecólogos (brasileiros e estrangeiros) um panorama profundo a respeito das formigas dos biomas brasileiros.

Temos consciência da pretensão das metas citadas acima e da responsabilidade e dedicação que as mesmas requerem. Assim, entendemos que as mesmas devem ser alcançadas ao longo de um processo que envolva resultados a curto, médio e longo prazo.

Além disso, consideramos essencial para o êxito das metas do projeto o maior envolvimento possível de mirmecólogos das diferentes regiões do Brasil. Dessa forma, gostaríamos de convidar todos que se identificaram com as nossas ideias e ideais para se juntar a nós nas trilhas do FORMIGAS DO BRASIL, dando novas ideias, sugestões e críticas!

Abraços,

Fernando Schmidt, Carla Ribas e Rodrigo Feitosa